sábado, 19 de dezembro de 2009

Como utilizar o encurtador de URLs do Google (goo.gl)

Finalmente o bit.ly tem um competidor. Ou, ao menos, alguém capaz de lhe fazer frente. Há poucos dias, o Google anunciou o lançamento do seu próprio encurtador de URLs, o goo.gl.

Inicialmente, ele traz como principais vantagens a velocidade e estabilidade dos servidores Google, e a longevidade, afinal, as chances do Google encerrar o serviço de uma hora para outra e quebrar, de uma só vez, milhões de URLs, é mínima. No mais, em comparação com o bit.ly, o goo.gl ainda come poeira: não tem interface de estatísticas, nem trackeamento.

Outra fundamental diferença entre os dois é que o sistema do Google é mais... "fechado". Não existe um site oficial no qual você insere a URL original, e pega a encurtada. Inicialmente, o goo.gl só é usado dentro dos serviços da empresa, para ser mais exato, pelo FeedBurner (em conjunto com o Twitter) e pela Google Toolbar.

Isso, pelo menos, era a ideia do Google. Mas já apareceram ferramentas extraoficiais que fazem esse serviço independente de outros da gigante de Mountain View.

O site standalone é o Shorten URL using goo.gl, e foi criado por um brasileiro, o Alexandre Gaigalas. Não tem segredo: insira a URL original, sem esquecer do http://, e clique no botão Shorten. O resultado aparece instantaneamente.

A outra forma é para quem navega pelo Chrome. A extensão goo.gl shortener faz o que se espera dela: encurta a página em exibição. De quebra, além de gerar o link, traz um atalho para o Twitter.

Fiz uma rápida pesquisa, e, aparentemente, fora as soluções "oficiais", essas duas são as únicas disponíveis no momento. Se conhece ou caso descubra outra, compartilhe nos comentários.

E só para comentar, já atualizamos o mecanismo de aviso de novos posts no @WinAjuda, a conta do WinAjuda no Twitter. Nesses primeiros dias de utilização, a maior vantagem reparada é a velocidade de publicação no microblog. Enquanto o Twitter Feed, o sistema que usávamos antes, às vezes demorava horas para publicar um post, com o mecanismo do FeedBurner, que usa o goo.gl, a publicação é praticamente instantânea.

via winajuda

Nenhum comentário: