segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Orkut ganha botão para compartilhar notícias

O Orkut, que já possuia a funcionalidade de promover conteúdos, liberou agora botões para colocar em seu navegador web favorito e facilitar o comparilhamento de notícias e outros conteúdos ao alcance de um clique.

Para instalar em seu browser basta seguir as instruções aqui. Tudo que for postado aparecerá nas atualizações de seus amigos.

A funcionalidade não se restringe a esse botão no navegador. O Orkut também divulgou formas de inserir esse botão em posts de blogs e outros sites. [Info Online / Blog do Orkut]

Fonte: TecnoBlog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Como utilizar o encurtador de URLs do Google (goo.gl)

Finalmente o bit.ly tem um competidor. Ou, ao menos, alguém capaz de lhe fazer frente. Há poucos dias, o Google anunciou o lançamento do seu próprio encurtador de URLs, o goo.gl.

Inicialmente, ele traz como principais vantagens a velocidade e estabilidade dos servidores Google, e a longevidade, afinal, as chances do Google encerrar o serviço de uma hora para outra e quebrar, de uma só vez, milhões de URLs, é mínima. No mais, em comparação com o bit.ly, o goo.gl ainda come poeira: não tem interface de estatísticas, nem trackeamento.

Outra fundamental diferença entre os dois é que o sistema do Google é mais... "fechado". Não existe um site oficial no qual você insere a URL original, e pega a encurtada. Inicialmente, o goo.gl só é usado dentro dos serviços da empresa, para ser mais exato, pelo FeedBurner (em conjunto com o Twitter) e pela Google Toolbar.

Isso, pelo menos, era a ideia do Google. Mas já apareceram ferramentas extraoficiais que fazem esse serviço independente de outros da gigante de Mountain View.

O site standalone é o Shorten URL using goo.gl, e foi criado por um brasileiro, o Alexandre Gaigalas. Não tem segredo: insira a URL original, sem esquecer do http://, e clique no botão Shorten. O resultado aparece instantaneamente.

A outra forma é para quem navega pelo Chrome. A extensão goo.gl shortener faz o que se espera dela: encurta a página em exibição. De quebra, além de gerar o link, traz um atalho para o Twitter.

Fiz uma rápida pesquisa, e, aparentemente, fora as soluções "oficiais", essas duas são as únicas disponíveis no momento. Se conhece ou caso descubra outra, compartilhe nos comentários.

E só para comentar, já atualizamos o mecanismo de aviso de novos posts no @WinAjuda, a conta do WinAjuda no Twitter. Nesses primeiros dias de utilização, a maior vantagem reparada é a velocidade de publicação no microblog. Enquanto o Twitter Feed, o sistema que usávamos antes, às vezes demorava horas para publicar um post, com o mecanismo do FeedBurner, que usa o goo.gl, a publicação é praticamente instantânea.

via winajuda

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Google inaugura serviço próprio de DNS

Com a tradução de nomes de sites feita em seus servidores, empresa quer tornar navegação mais ágil.

O Google criou um novo sistema para resolver pesquisas a sistemas de nome de domínio (DNS) que, segundo a empresa, vai acelerar a navegação na web pelos usuários comuns, além de torná-la mais segura.

O serviço, que foi chamado de Google Public DNS, foi anunciado esta quinta-feira (3/12) e ainda está em fase experimental.

Ele tenta melhorar a tecnologia atual de resolução de DNS com um caching mais rápido e eficiente, e dispositivos adicionais de segurança contra ataques do tipo spoofing, que tentam enganar os usuários levando-os a visitar sites maliciosos.

O DNS permite que as pessoas escrevam o endereço do site em seus navegadores, traduzindo-o por seu endereço numérico no protocolo da internet (Internet Protocol, ou IP).

Para usar o Google Public DNS, os responsáveis pelos sites terão de mudar as configurações de rede para que as solicitações de acesso a seu site web sejam encaminhadas para o serviço do Google em vez de seus provedores de hospedagem.

O Google criou uma página web com instruções detalhadas de como efetuar a mudança.

via IDG Now