Junto com este anúncio, disseram algumas features da nova versão, que segundo eles, está sendo produzida há mais de um ano. Preparados? Vamos lá!
A engine do Opera recebeu muitas melhorias e agregou algumas novidades. Dentre as que se destacam, estão um excelente suporte a CSS3 (veja a imagem abaixo), suporte a SVG, e uma nova engine JavaScript que suporta ECMAScript 4 ‘getters’ e ’setters’, seja lá o que isso signifique :P. Agora o Opera conversará melhor com códigos mal feitos, o que tende a reduzir ainda mais os problemas na renderização de páginas que só rodam perfeitamente no Internet Explorer.
Através do feedback de usuários, mudanças na interface também foram feitas, visando melhorar a usabilidade do produto, de modo a deixá-lo mais fácil e simples de usar.
A acessibilidade também não foi esquecida, já que este é um dos pontos fortes do Opera (que foi o primeiro a trazer o zoom real). E aqui temos uma das novidades mais legais: leitura da tela! Isso mesmo, o navegador lerá o que está escrito na página. Além dessa grande novidade, melhorias no já ótimo controle de navegação através do teclado serão feitas.
Para quem usa outros sistemas, mais novidades. O Opera 9.5 terá visuais condescendentes ao sistema em que é rodado. Logo, no MacOS X, ele se integrará melhor à interface padrão da Apple; no Linux, usará a biblioteca (acho que é isso) QT4. Haverá versões para Linux e FreeBSD 64 bits também.
Por fim, melhorias no desempenho do programa, que já é espetacular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário