Ano passado, alguns meses antes do Vista ser liberado para fabricantes de PCs, a Microsoft enviou para mais de setenta deles o Vista Industrial Design Toolkit, a fim de orientá-los sobre uma possível revolução na aparência dos PCs. Esse toolkit já foi enviado em outras ocasiões, das quais o resultado mais famoso foi a inserção da tecla WinKey (entre as Control e Alt) nos teclados.
A Microsoft queria que o feel and like do Vista não se restringisse ao sistema operacional. A idéia era fazer algo mais ou menos no estilo da Apple, integrar, visualmente, software e hardware. Como na Apple a mesma empresa cuida das duas partes, a coisa é mais simples por lá. Em se tratanto de Windows, onde uma cuida do sistema, e outras dezenas do hardware, atingir esse ideal torna-se muito complicado. Algumas empresas, como a Lenovo, questionaram o quanto essa “revolução” seria benéfica para aumentar suas vendas, e a julgar pela aparência dos PCs atualmente no mercado, parece que poucas empresas acataram os pedidos de Redmond.
A Microsoft, na época, pediu para o estúdio Carbon Design Group criar um modelo-padrão, um PC-conceito dessa tal revolução no visual dos PCs. Esse estúdio, para quem não sabe, tem a Microsoft como cliente há tempos: são deles o joystick do XBox 360, a LifeCam e o Laser Desktop 6000, só para citar alguns.
O resultado do tal pedido? O Vista PC, o PC mais bonito que eu já vi:
Clique aqui para ver mais imagens no site oficial.
Além do visual embasbacante, o conceito traz algumas idéias geniais, como o mouse que vira controle remoto, e o teclado que pode ser acoplado ao monitor. Infelizmente (destacado), é apenas um conceito…
E antes que alguém cogite dizer que se trata de uma cópia do iMac, já fica avisado que esse PC-conceito foi lançado bem antes do referido produto da Apple, ainda em 2006…